TSDT RECEBIDOS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA
22 de novembro, 16h00
Após meses de luta e reivindicações, o Ministério da Saúde finalmente agendou uma reunião com as estruturas sindicais representativas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica para a próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 16h00.
A reunião surge como resposta às exigências destes profissionais, incluindo a clarificação da atribuição de 1,5 pontos anuais, ainda por aplicar em 40% das instituições, e a revisão da tabela salarial. Espera-se que na reunião seja também abordada a assinatura do protocolo negocial, prometida desde julho, mas ainda não concretizada.
O STSS espera que esta reunião marque o início de negociações efetivas e termine com este “jogo do empurra” que se tem vindo a verificar. Para Luís Dupont, Presidente do STSS, esta reunião é um passo importante, mas ainda insuficiente. “Finalmente fomos chamados à mesa das negociações. Mas a reunião de nada vale se não passarem à ação. Esperamos que este encontro traga avanços concretos e que o Governo mostre respeito por estes profissionais essenciais no SNS”.
Recorde-se que, entre as promessas do Ministério da Saúde e a falta de autorização do Ministério das Finanças, a sensação é de que o Governo não leva a sério as reivindicações destes profissionais. Esta constante troca de responsabilidades transmite desrespeito e mantém uma classe essencial ao SNS à espera da aplicação de direitos há muito devidos.