Segunda a Sexta
9:30-12:30 e 14:00-18:00
+351 229 069 170
+351 213 192 950
stss@stss.pt
stss-lisboa@stss.pt

Ações Formativas

[21N] Terapia Ocupacional no Autismo - Brincar e Atividades de Vida Diária

FORMAÇÃO À DISTÂNCIA - Início: 2 de Julho de 2020 - Fim: 8 de Julho de 2020 | Local: Não-Presencial | EstadoCONCLUÍDA


STSS STSS - Entidade Certificada pela DGERT Cofinanciamento - STSS e União Europeia - Fundo Social Europeu

 

[21N] Terapia Ocupacional no Autismo - Brincar e Atividades de Vida Diária

2, 3, 6, 7 e 8 de Jul. de 2020

Pode fazer download do documento na íntegra aqui.

 

Destinatários:

Profissionais de saúde - TSDT - Terapia Ocupacional

 

Objetivos:

- Compreender o uso do brincar como ferramenta terapêutica;
- Compreender como aprendem as crianças com autismo;
- Identificar e reconhecer a influência das questões sensoriais em crianças com PEA;
- Implementar terapia de precisão.

 

Programa:

- Autismo: Etiologia para o dia-a-dia
- Quanto vale um diagnóstico

Diferenças e similaridades nas crianças com Autismo
- Problemas sensoriais e motores
- Comportamentos repetitivos
- SAACs, Interação Social, Autonomia e Brincar

A intervenção com o TF
- Autismo e impacto na família
- Modelos teóricos de intervenção na Terapia Ocupacional
- Identidade Ocupacional no Autismo

Ocupações Significativas para a criança e para a família
- Brincar
- Atividades de Vida Diária
- O papel do Terapeuta Ocupacional
- Avaliação Compreensiva (foco no brincar)
- Avaliação Compreensiva (foco nas atividades de vida diária)
- Desenho do plano específico de intervenção
- Estudos - Caso 1
- Participação no Brincar (recursos e modificações)
- Estudos - Caso 2
- Participação nas AVD (recursos e modificações)

 

Carga Horária:

18 horas

 

Calendarização:

2, 3, 6 e 7 de Julho de 2020 - 16:00 às 20:00

8 de Julho de 2020 - 16:00 às 18:00

 

Local:

Formação à distância - Não-Presencial

Nota: “Nas ações integralmente desenvolvidas em formação à distância, …, não sendo, contudo, elegíveis formandos com local de residência fora das áreas de implantação territorial do POISE, ou seja, residentes nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve.”
(A Comissão Diretiva do POISE, 25 de maio de 2020)

 

Formadores:

Marco Leão

  • Licenciatura em Terapia Ocupacional
  • Pós-graduação em Integração sensorial
  • Diretor Geral - 7Senses Education, Centro Clínico e de Investigação
  • Terapeuta Ocupacional - 7Senses Education, Centro Clínico e de Investigação
  • Terapeuta Ocupacional - Getting It, Pediatria e Desenvolvimento, Lda.
  • Coordenador do Projeto PlayFirst+
  • Docência:
    • Programa: Sensory Integration to Speech Language Therapists (2016 – Presente)
    • Programa: Sensory Integration principles to Parents (2016 – Presente)
    • Workshop: Sensory Integration and Learning (2015 – Presente)
    • Módulo “Introdution to Sensory Integration” na pós graduação Sensory Integration, 2nd Ed. (2013 – Presente)
    • Workshop: Occupational Therapy and Play (2016 – Presente)
    • Programa: Occupational Therapy and Handwriting (2016 – Presente)

 

STSS

Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica

#JuntosConstruímosFuturo

SINDICALIZE-SE!

Pesquisa