Reunião com o CA do CHUP
Realizou-se no dia 14 de Janeiro de 2020 e a pedido do STSS uma reunião com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto.
Esta reunião contou com a presença do Dr. Paulo Barbosa, presidente do CA e da Drª Ilda Magalhães, Diretora do Serviço de Recursos Humanos.
O STSS esteve representado pelo seu Presidente, Luís Dupont e pelos Vogais da Direção Nacional, Mário Machado e Diana Nogueira.
Dos pontos propostos para discussão iniciou-se com assunto que mais preocupa este sindicato:
- Recursos humanos
Chamamos a atenção para a falta crónica de TSDT nas várias áreas da profissão de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, especialmente nos serviços farmacêuticos. Situação identificada por este sindicato há muito tempo.
O presidente do CA reconheceu, como não podia deixar de ser, a situação precária e admite que tem havido constrangimentos principalmente, no serviço farmacêutico.
Comprometeu-se a regularizar esta situação, assim que o Plano de Atividades do Orçamento para 2020 esteja aprovado.
Refere que o próximo triénio será de recuperação, sinalizando o ano de 2020 para a contratação de pessoal nas áreas mais afetadas.
Neste grupo estão incluídos os TSDT com foco nas áreas de Farmácia, Radiologia e Análises Clínicas.
- Bolsa de compensação
À semelhança do que foi aplicado a outras classes profissionais, as horas acumuladas e que transitaram da plataforma Timegest vão ser regularizadas.
O usufruto dessas horas será aplicado tendo em consideração os condicionalismos de cada serviço, podendo tomar a forma de gozo em tempo ou em valor remuneratório.
- Majoração do dia de Férias
- Outros assuntos pendentes
- Nomeação do Técnico Diretor
O CA, quando confrontado com a questão da nomeação do Técnico Diretor, afirmou que está para breve a abertura de um de um procedimento concursal.
Optaram por este meio de seleção por o considerarem mais transparente do que a nomeação direta, criando critérios mais objetivos que não defraudem as legítimas espectativas dos vários interessados.
Elencadas todas as matérias abordadas, esperamos que ocorra ainda no primeiro trimestre de 2020, a reposição de TSDT para colmatar as falhas, há muito identificadas.
Contamos com a colaboração de todos os sócios, na comunicação de todas as situações que entendam relevantes.
Pode fazer download do documento na íntegra aqui.